quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Teoria das cores by PUKARAS


Cor, é como nós, seres humanos, traduzimos determinada emissão de luz eletromagnética. O espectro visível vai do vermelho ao violeta. O infra- vermelho e o ultra violeta já passam a ser invisíveis. O olho humano, é um mecanismo criado por Deus, que interpreta a informação visual que é captada pelo cérebro
Dentro da arte , falamos de cores substrativas, aquelas em que o azul, o vermelho e o amarelo são cores primárias.
O violeta: Cor fria.  Entristece o ser humano. Mistura do vermelho com o azul. Adicione branco e terás uma cor repousante como o verde. Adicione negro e terás uma cor imponente, que terá que ser usada com critério.
O azul : É uma cor fria. Associado à paz e a harmonia. É uma cor atraente e confiável.  O azul bebê é muito usado em decoração de quartos.  Consultórios também costumam usar essa cor.  É neutralizante nas inquietações do ser humano.
O verde: É uma cor aconchegante. Mistura do azul com o amarelo. Ela dá ânimo , revigora. É uma cor fria, mas repousante.
O amarelo: É uma cor não para ser usada como principal, mas sim como auxílio de outras cores.  Com exceção do violeta, ela combina facilmente com todas as outras cores.
O laranja:  Mistura do amarelo e do vermelho.  É uma cor que causa euforia. Por conter amarelo, porém, diminui o temor causado pelo vermelho.  Deve ser usada também com critério.
O vermelho: É intimidador. Da a impressão de proibido,  violento , mas apaixonante.  Como o sol, incita a ação, é tônico, forte e brilhante. Significa motivação, atrai coisas novas e incentiva o recomeço.

Segundo Newton, a cor pode ser considerada uma sensação, ou efeito fisiológico

Quando pintamos um consultório, nos preocupamos muito com a data, porque a dentista tinha uma agenda cheia. Então escolhemos um feriado e agendamos o trabalho. Pesquisamos uma tinta que aderisse à divisória, e escolhemos a cor, tonalidades e marca da tinta. Levamos em conta a qualidade da tinta e preços, porque me lembro da época em que quando queríamos pintar, era só comprar uma tinta.

Hoje a tinta está tão cara, principalmente na região de Mariporã e Franco.

Também, pensamos no efeito que as cores causam nas pessoas. Pensamos naquele barulhinho da maquininha do dentista, não só em como o paciente lidaria com esse momento, mas também com a rotina da doutora. Visto que ela nunca havia pintado o consultório, a idéia é que ela demore um bom tempo para se cansar das cores.

Escolhemos o lilás e um violeta + suave. E para contrastar um branco gelo.

Recepção

Consultório Odontológico

Pukaras Grafite
Pintura lisa em divisória  
Personalização de fachada no Salão da Ana Lúcia
A Ana quis pintar o Salão com uma cor vibrante. O que eu faço? Perguntou. Entre as 3 cores secundárias, ela escolheu o verde. Porque não o roxo? Porque o roxo embora seja vibrante,  poderia trazer uma tristeza ou frustração . E não queremos tristeza, não é?
E porque que  não o laranja? Bueno, porque o laranja pode dar uma euforia excessiva a médio prazo visto que ele é quase um vermelho, levemente atenuado pelo amarelo.
Então porque o verde? Porque o verde é uma cor aconchegante. Mistura do azul com o amarelo.  Ela dá ânimo , revigora. É uma cor fria, mas repousante. 
Grafite em Salão de Beleza
Então, quando pensarmos em pintar, devemos não só pensar na nossa cor preferida, mas também na nossa personalidade e temperamento. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário