sábado, 9 de fevereiro de 2013

A Pizza e o Autônomo

Bom,  genteAgora são 2 da manhã, e cadê o sono?  Não consigo dormir porque as idéias parecem que vão explodir na cabeça. Tô com essa história de que as pessoas são cores. Mas agora vou falar sobre pizzaria. Pizza é bom, mas no meu caso o que manda é  o grafite. Já perdi a conta de quantas pizzarias eu já pintei.

Pintura de pizza
A última deu repercussão, mas agora vou fazer diferente. Tô pensando em fazer um tutorial no youtube sobre grafite. Ainda é um projeto. 

O que fazer se você é autônomo, na hora de dar um orçamento? Você pretende cobrar R$ 1200,00, mas e se o cliente achar caro? como eu pago o empréstimo, a conta de água ou luz? Aí você cobra R$ 1000,00, mas o cliente diz: - Fecha em R$ 800,00. Trágico!!! Você acaba de aprender como perder R$ 400,00 em menos de um minuto. Mas tudo serve de  aprendizado. Como vencer esse medo de cobrar seu preço? Quer minha opinião? Eu não sei! Eu acho que temos que conviver com esse medo, que apesar de injusto, é o que move o autônomo. Porque veja bem, quer segurança? Trabalhe registrado. Seu salário será reajustado em 7%, todo ano. O  autônomo é movido a aventura. Uma caixinha aqui, um calotezinho ali. Faiz parti !

 Meu último orçamento eu cedi. Um pouco , mas cedi.
Quer um incentivo?
"Pense em quanto está custando as tintas". Pesquise. Isso te irá fazer pensar melhor sobre esse assunto. 
 "Confie no teu taco". Ou teu trabalho não é bom a ponto de você poder confiar?
"Capriche o quanto puder" . Capriche até teu cliente te expulsar da loja, dizendo "tá bom , já chega! Funciona comigo. Antigamente eu ficava ansioso para terminar o trabalho, e ir embora. Mas hoje eu tenho toda a paciência do mundo. Meus clientes é que  não tem. Eu falei sobre calote.  Uunnnhhhum, um calote dói. É como um soco no estômago.

Tenho uma teoria: - Um trabalhador CLT pode tomar um calote, mas um autônomo, não ! Calma , eu explico! um trabalhador sabe que mais cedo ou mais tarde vai receber. Já um autônomo não sabe quando  virá o próximo trabalho. Para um autônomo, bom mesmo é um contrato. sempre me diziam isso , até que comecei a usar. E é verdade. O contrato não te livra de problemas , mas caso haja  um problema haverá também uma solução. Alguém pode se enrolar para te pagar. É só encontrar um  acordo. Mas se ela não quiser te pagar, sendo que você cumpriu todos os termos, você será de alguma maneira auxiliado pela lei.
Layout Agrofort - Rodovia Fernão Dias

O que você vai fazer quando o cliente te pedir uma amostra de como vai ficar o desenho. Não adianta somente dizer que vai ficar bonito. Nem  que vai caprichar. Ele precisa de algo tangível, algo palpável. Para isso , comprei um computador, e instalei o Corel Draw e o Photoshop. Vejam o layout inicial de alguns trabalhos.

Layout Pizzaria Toscana
  



Agora vejam o trabalho pronto.

Pizzaria grafitada



Trabalho pronto - Arte em Família
                          "Gostou? Pode ser seu! kkk
                    Fornecemos Layout para aprovação.  
                                    Orçamento  sem compromisso"


Art by PUKARAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário