segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

A calçada é meu estúdio e a parede é minha tela.

Olá, sou o Bonecão, faço grafite há + de 20 anos.  A calçada é meu estúdio e a parede é minha tela.  Tenho um defeito na visão que se chama Diplopia binocular, a maioria chama de dom. " __Ahh, isso é um dom!" dizem. Provavelmente falam isso porque eu uso essa falha para desenhar. Mas para que vocês entendam o que acontece, chamo essa situação de "visão raio x". Sou um grafiteiro com visão raio x, KKK. Enxergo através do desenho e consigo desenhar como se fosse um scanner. Tudo bem, podem me chamar de louco, mas se me verem desenhando vão entender. Um cliente uma vez me disse:__Posso te ver desenhando? Queria aprender a desenhar! Eu respondi : __kkk. Tive que explicar minha técnica, e ele só acreditou quando o desenho ficou pronto. 
   Uma coisa que gosto no grafite é ter a calçada como meu estúdio e a parede como minha tela. Que frase inspiradora! As pessoas tem preconceito em relação ao grafite, em pleno século 21. Essa semana um rapaz me disse: __Meu, você tem um dom , porque você não arranja uma coisa melhor para você? Repeti a frase  "__  A calçada é meu estúdio e a parede é minha tela. 
   Tentei trabalhar no regime CLT por 2 vezes na mesma empresa, mas não fui bem sucedido. O que me atrapalhou? A rotina. Aquela certeza que você tem de que daqui a 20 anos você vai estar na mesma cadeira, na mesma sala. E que o que vai mudar são só os cabelos brancos. Isso me mata. Não a você?



grafite lanchonete
desenho em pizzaria
grafite de pizza
grafite pizzaria toscana
   Quando se faz um grafite seja street seja foto-realismo, se espera que saia uma obra prima. Esta semana pintei uma pizzaria e pintei uma senhora pizza. Foram muitos os elogios e a parede ainda não está pronta. Esta semana estou com 3 trabalhos simultâneos, me divido entre a pintura na pizzaria, na casa de ração e uma papelaria. Vou postar aqui as fotos da pizzaria e da casa de ração. Como em todo trabalho, existe desafios. Então temos que levar no bom-humor. O desafio desta vez foi a chuva, ladrão de fusca e um luto. Mas independente do desafio o trabalho tem que sair sempre de alto nível. Mas como eu disse, o desenho da pizza transcendeu!
   Comecei pintando quadros em 90, época que aprendi a trabalhar com as cores, então para quem quer trabalhar com pintura artística recomendo começar com pintura á óleo. Por começar com pintura acadêmica, tenho um certo problema com a criatividade ( sim , ainda estou preso no perfeccionismo), porém, aprimorei o foto-realismo do qual tento me libertar  . E o grafite me ajuda nisso. Ele me transporta a um outro mundo, onde é possível unir o realismo á criatividade.

Todo artista precisa de um estúdio. O  meu é a rua. A rua é desafiadora, porém inspiradora. Na rua percebemos como somos felizes. E qual o termômetro para isso? As pessoas. Vemos pessoas rindo e chorando. Pessoas mostrando o que tem de melhor, para sobressair as outras, ou por simples felicidade. Somos psicólogos quando estamos na rua, e privilegiados por sobreviver sem perder a empatia. 

E para quem deseja ser grafiteiro ou artista de rua, vão aí os benefícios:

  •  Nos tornamos o profissional que atualmente estamos prestando o serviço.
  • Vemos como nossa vida é boa , e isso nos dá contentamento.
  • Não precisamos de uma galeria se não a rua, para receber elogios.
  • Conseguimos viver cada dia uma aventura, tendo o desafio como rotina.
  • Enfim...... dá pano pra manga!!!




2 comentários:

  1. fazer o que gosta,realmnte recompensa.....

    ResponderExcluir
  2. Lindo trabalho!!! Também trabalho com arte, só que comestível...rsrsr E quando vejo um trabalho como o seu, é algo que me inspira a melhorar ainda mais o que faço. Parabéns!

    ResponderExcluir